Marketing digital para administradoras: equipe interna, freelancer ou agência?

Ignorar o marketing digital para o seu negócio não é uma opção, ainda mais em tempos de Pandemia. As tradicionais visitas comerciais, as reuniões de apresentação de propostas na sede da administradora e muitas outras atividades presenciais fundamentais para o desenvolvimento do seu negócio deixaram de ser viáveis em virtude dos novos protocolos sanitários e sociais.

📣 Uma forma eficaz de divulgação é, sem dúvida, a presença digital aliada à utilização consciente de seus meios de publicidade online. Para a Kamba, a estratégia consiste em:
Presença digital, Comunicação, Divulgação, Captação e Conversão. (Se quiser saber mais, fale conosco!).

Para a administradora entrar nessa seara, é importante observar que há basicamente três formas de operacionalizar o seu marketing digital:

  • Fazer internamente, com um funcionário ou equipe;
  • Contratar e gerenciar freelancers (profissionais liberais/autônomos);
  • Contratar uma agência.

 

👉🏼 A seguir, listamos, segundo nosso entendimento, as vantagens e desvantagens de cada uma destas formas:

💻 Fazer internamente o Marketing Digital da sua administradora:

 

Foto: VisualHunt

A princípio pode ser uma boa ideia, afinal, para quem ainda não tem nada, começar é melhor do que ficar parado. Vale considerar dois cenários: se haverá a contratação de uma pessoa (ou equipe) ou, ainda, se você aproveitará tempo ocioso do seu time atual para fazer o trabalho.

Contratar do zero pode ser caro, mas profissionais dedicados costumam render mais, afinal, é uma área onde a atualização e dedicação constantes se fazem necessárias. Um profissional que tenha que fazer atendimento, comercial e outras funções, invariavelmente priorizará essas atividades e a tendência é que seu marketing digital fique “abandonado”. Parece familiar? Pois é.

👩🏽‍🎨 Porém, não basta apenas o especialista em marketing: você precisará dos profissionais para fazerem o chamado “criativo”: as imagens, textos, vídeos, animações etc. E um redator e/ou revisor, talvez. A equipe começa a ficar complexa e, obviamente, cara para a empresa que não trabalha exclusivamente com o marketing digital. A não ser em caso de administradoras realmente grandes: para elas, muitas vezes, faz todo o sentido (financeira e estrategicamente) possuir um time de alto desempenho trabalhando internamente de forma dedicada.

Além da equipe, convém lembrar que o custo também vai englobar: licenças de software (Windows, pacote Adobe, ferramentas de gerenciamento de redes sociais etc), licenças de bancos de imagens, áudio e vídeo (na maioria das vezes, pagos em dólares), gerenciamento de pessoas, entre outros.

👨🏽‍💻 Contratar freelancers

 

Foto: Plann/Unsplash

Outra ótima opção para quem está começando. Você pagará por peça ou ação criada, o que lhe permitirá controlar melhor os custos, e não terá os ônus de contratação e gerenciamento de pessoal. Se você tem a ideia exata do que precisa, talvez seja uma maneira bastante eficiente de iniciar o marketing digital de sua administradora.

Pode ser necessário fazer uma boa parte do trabalho (desenvolver a ideia ou mecânica da campanha, textos e imagens) e alinhar tudo com o profissional que cuidará da campanha, além de acompanhar cada etapa do trabalho.

⚠️ Por outro lado, caso não tenha em sua equipe os profissionais capacitados para fazerem as peças, textos, vídeos e imagens, terá que contratá-los também, o que pode acabar saindo mais caro do que o imaginado, além de adicionar uma sobrecarga de trabalho no gerenciamento destes profissionais.

🙌🏽 Contratar uma agência

 

Foto: Envato/seventyfourimages

Para muitos, ouvir falar de contratar uma agência para cuidar do marketing digital de sua administradora de condomínios e/ou imóveis já provoca arrepios. Seja por experiências anteriores ou mesmo pela sensação de pisar em um terreno mais “caro” e inacessível, muitas administradoras evitam pensar nessa modalidade.

Fato é que realmente há agências, principalmente as que não são especializadas no mercado imobiliário, que cobram relativamente caro, afinal, sua cultura e estrutura são desenvolvidas para atender os diversos tipos de necessidades dos diferentes nichos de atuação de seus clientes.

👁 Já uma agência focada no mercado imobiliário consegue adaptar sua rotina, cultura e estrutura para atender exatamente às demandas deste nicho, sem desperdícios. Consegue estar sempre sintonizada com o jargão e notícias do meio e vivencia, no dia a dia, o impacto das questões usuais deste mercado. Você não precisará gastar seu tempo explicando o que é IGPM, agenda condominial, a diferença de assembleia geral para estatuto e regimento, qual comunicação deve ser enviada para o síndico, inquilino, proprietário ou condômino, por exemplo.

💪🏼 Você ganha agilidade, foca no seu negócio e deixa a agência cuidar do marketing digital da sua administradora. Ela arca com os custos das ferramentas, da equipe, do tempo para gerenciar a campanha e a comunicação, programar posts, pré-atender os clientes nas plataformas de mídias sociais, desenvolver e acompanhar a entrega de e-mail marketing, programar fluxos de informativos para novos clientes e muito mais.

📲 Trocas de emails ou calls rápidas são suficientes para alinhar os seus objetivos comerciais com a agência, que a partir daí toca todo o desenvolvimento e acompanhamento das métricas, e você toca o seu negócio, atendendo seus clientes sem distrações. Se sua administradora perceber que é hora de seguir outro caminho comercial, basta comunicar à agência e um novo ciclo se inicia: ela se encarregará de montar a campanha, gerar todas as peças necessárias e aprovará com você (ou com a pessoa que julgar mais apta) para então colocar em prática o novo conjunto de ações necessárias.

Agora é hora de vender o nosso peixe: Se você se interessou e quer saber mais sobre trabalhar com uma agência focada no mercado imobiliário, que tal dar uma chance pra Kamba? Vamos bater um papo, falar sobre estratégias, custos e, quem sabe, começar a trabalhar juntos. Será um grande prazer.

Fale com a Kamba!